Projeto “Qualificação dos Agentes de Proteção Civil da RAM”

 

logo 14 20

 

 

 

O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM viu aprovada a sua candidatura ao Programa Operacional Regional da Madeira, do Fundo Social Europeu, que prevê a disponibilização de formação nas várias áreas de Socorro e Emergência ao Dispositivo de Resposta Operacional Regional (DROR), de 10 de setembro de 2018 a 11 de dezembro de 2020.

 

Na Visão do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM., este considera a formação e o desenvolvimento profissional dos seus recursos humanos, como um dos pilares fundamentais e determinante para a melhoria continuada da qualidade do desempenho dos seus colaboradores e, consequentemente, dos serviços prestados.

 

A capacidade operacional dos diferentes Corpos de Bombeiros e Agentes de Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira encontra-se, em muito, dependente da capacidade formativa do Centro de Formação de Proteção Civil e Bombeiros.

 

Assim, o projeto “Qualificação dos Agentes de Proteção Civil da RAM” advém da necessidade de incrementar os conhecimentos técnicos e operacionais dos agentes de proteção civil, em especial os bombeiros da RAM, nas áreas de Emergência Pré-Hospitalar; Gestão e Liderança; Incêndios Florestais e Condução Fora de Estrada; Incêndios Urbanos e Industriais; Matérias Perigosas; Salvamento e Desencarceramento e Salvamentos em Grande Ângulo.

 

Deste modo, a formação que se pretende implementar com o projeto “Qualificação dos Agentes de Proteção Civil da RAM”, encontra-se enquadrada no desenvolvimento de competências e qualificações, que são exigidas no âmbito do socorro em sociedades cada vez mais evoluídas e exigentes.

 

Com este projeto, pretende-se formar de modo abrangente, recorrendo aos conteúdos programáticos mais modernos. Para tal, este Serviço Regional dispõe de protocolo de colaboração formativa para partilha de informação inerente com a Escola Nacional de Bombeiros, entidade nacional responsável para formação de Bombeiros, e INEM, entidade nacional responsável para formação em emergência pré-hospitalar.

 

Código do projeto: M1420-10-5763-FSE-000007 – Formação Profissional para a Administração Pública

Eixo prioritário: Reforçar a capacidade institucional e a eficiência da Administração Pública

Objetivo temático: Melhorar a capacidade institucional das autoridades públicas e partes interessadas e a eficiência da administração pública.

Prioridade de investimento: Investimento nas capacidades institucionais e na eficiência das administrações e dos serviços públicos a nível nacional, regional e local, a fim de realizar reformas, legislar melhor e governar bem.

Entidade beneficiária: Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM

Data de aprovação: 10/09/2018

Data de conclusão: 11/12/2020

Custo total elegível: 799 947.13

Apoio financeiro da União Europeia: FSE – 679 955.96

Apoio financeiro público nacional: 119 992.07

Objetivos:

  • Número de cursos: 31
  • Número de ações/turmas: 254
  • Número de formandos: 3646

Resultados Esperados:

  • Trabalhadores em funções públicas apoiados em ações de formação direcionadas para a reorganização e modernização: 800
  • Trabalhadores em funções públicas que se consideram mais aptos após a frequência da formação: 75 %