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Os resultados apresentados, referentes ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2025 da Região Autónoma da Madeira, entre 1 de janeiro e 31 de outubro, são o reflexo de um elevado espírito de abnegação, com sentido de missão e de corpo, de todos quantos contribuíram para a defesa da nossa floresta contra incêndios.

Consulte a Nota Informativa

 

 

O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM adquiriu 15 Emergency Plugs para distribuir a todos os Corpos de Bombeiros da RAM num investimento de 15 mil euros. Os veículos das Equipas Médicas de Intervenção Rápida também passam a ter esta ferramenta essencial.
Esta medida tem por finalidade reforçar a capacidade de resposta do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro em ocorrências que envolvam veículos elétricos ou híbridos, ampliando a existência destes equipamentos de forma transversal em todo território regional, nas ilhas da Madeira e do Porto Santo.
Trata-se de um dispositivo de segurança que imobiliza o veículo, evitando que o mesmo se movimente ou volte a ligar enquanto decorrem as manobras de intervenção das equipas de socorro, conferindo a necessária segurança durante a intervenção.
Com o intuito de preparar os bombeiros para as emergências com os Emergency Plugs, o Serviço Regional de Proteção Civil organizou um treino operacional nos dias 17 e 18 de novembro, que teve o apoio da Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal.
O objetivo desta ação teórico-prática passou por garantir que os bombeiros dominassem a utilização do equipamento de forma segura, eficaz e padronizada, assegurando a neutralização de riscos elétricos e a proteção de todos os intervenientes.

Programa de Treino garante capacitação dos operacionais
Durante a semana transata foram realizadas ações de treino operacional em cada quartel para capacitar os operacionais para o pleno manuseamento dos Emergency Plugs.
O programa formativo abrangeu, além da introdução ao equipamento, os aspetos relacionados com a finalidade de neutralização do sistema elétrico destes veículos específicos e a compatibilidade com diferentes tipos de coletores e incidiu sobre as instruções da sua utilização em acidentes, incêndios ou outras intervenções, tendo por base as limitações, cuidados de segurança e boas práticas no seu uso.
A iniciativa culminou num exercício prático de aplicação do Emergency Plug numa simulação com um veículo elétrico, que permitiu testar a ativação do dispositivo, verificação dos sinais de segurança e avaliação da sequência operacional.
A formação foi ministrada por uma equipa de formadores da Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal.

15 Emergency Plugs adquiridos pelo Serviço Regional de Proteção Civil

Bombeiros realizaram treino operacional com novo equipamento

  1. SITUAÇÃO

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)  prevê um agravamento do estado de tempo no Arquipélago da Madeira até à tarde de dia 15, Sábado, em especial na costa sul e zonas montanhosas, devido aos impactos da depressão Cláudia.

Assim, prevê-se:

  • Vento oeste/sudoeste fraco a moderado, por vezes forte, com rajadas até 50–60 km/h e atingindo 70–90 km/h nas terras altas a partir de hoje, dia 14. No sábado, dia 15, o vento mantém-se de oeste/sudoeste fraco a moderado, por vezes forte, enfraquecendo ao longo do dia e tornando-se de norte a partir da tarde.
  • Precipitação: chuva ou aguaceiros, por vezes forte e acompanhados de trovoada até o meio da tarde de sábado, dia 15.
  • Mar com agitação forte na costa norte, com ondas de Noroeste com 3,5 a 4,5 metros, diminuindo gradualmente para ondas com 3 a 4 metros no sábado, dia 15. Na Costa Sul, esperam-se ondas de Oeste/Sudoeste com 2 a 3 metros, diminuindo para 1 a 1,5 metros a partir domingo, dia 16. Na parte Oeste, esperam-se ondas de 3 a 4 metros até final de hoje, dia 14.

 

  1. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Em função das condições meteorológicas previstas é expectável:

  • Possibilidade de queda de ramos ou árvores, bem como de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações energia.

 

  • Arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas e objetos, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública.

 

  • Piso rodoviário escorregadio, devido à possível formação de lençóis de água.

 

  • Ocorrência de inundações em zonas urbanas.

 

  • Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis.

 

  • Desmoronamento de muros de suporte ou taludes.

 

  • Movimentos de vertentes, em especial junto de agregados populacionais, vias rodoviárias, dado o potencial aumento da sua instabilidade.
  1. MEDIDAS PREVENTIVAS

 

O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, e nas áreas mais expostas e vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações, nomeadamente:

  • Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.
  • Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.
  • Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.
  • Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais;
  • Adequar os comportamentos e as atividades à situação meteorológica prevista, evitando as viagens para zonas afetadas ou movimentos desnecessários.
  • Não circular por zonas com prédios degradados, devido ao risco de derrocadas.
  • Ter especial cuidado nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras.
  • Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

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O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM viu aprovado o seu Plano Prévio de Intervenção (PPI) para o Aeroporto da Madeira, na passada segunda-feira, 3 de novembro, na reunião semanal do Centro de Coordenação Operacional Regional (CCOR).
Este mecanismo automatiza a resposta de reforço externo e estabelece os procedimentos de atuação imediata dos diferentes organismos, serviços e estruturas, para uma resposta concertada, que disponibilize as condições e os meios indispensáveis à minimização dos efeitos de um acidente grave, em plena articulação com o Plano de Emergência do Aeroporto.
Com foco na interoperabilidade, trata-se de um instrumento de planeamento operacional que congrega o esforço dos Agentes de Proteção Civil para materializar o Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), assegurando a unidade de comando, controlo e comunicações, com vista a uma gestão integrada e em tempo real da informação entre as entidades envolvidas.
Na prática, perante um alerta de emergência do Aeroporto, permite, no imediato, nos primeiros dois minutos, mobilizar os meios e recursos essenciais e garantir a sua gestão cumprindo as normas internacionais de segurança aeronáutica em proporcionalidade e equilíbrio com o cenário expectável, em função da sua caraterização.
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No dia 24 de outubro de 2025, o Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM (SRPC, IP-RAM) e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) assinaram um Protocolo de Cooperação Técnica na ilha Terceira (Açores).
O objetivo desta renovada parceria é reforçar a colaboração e criar sinergias, para materializar o quadro de cooperação existente entre ambos os Governos Regionais, através das respetivas Secretarias Regionais com a tutela da Proteção Civil.
O documento enquadra, numa relação direta entre as autoridades regionais de emergência e proteção civil homologas, as pontes de nível operacional, inter-regionais, e vem robustecer a cooperação nas áreas da formação, treino, planeamento, inovação tecnológica e partilha de boas práticas em toda a linha da gestão de emergências.
Na prática, permitirá ampliar a troca de experiências e de conhecimento técnico-científico, o intercâmbio de técnicos, especialistas e operacionais, a assistência mútua e a implementação de programas conjuntos de capacitação dos agentes de proteção civil entre Regiões Autónomas.
Na prática, permitirá ampliar as oportunidades de formação dos operacionais, dinamizar treinos e exercícios integrados, promover a troca regular de peritos, técnicos e especialistas, incentivar o desenvolvimento de iniciativas de capacitação em contexto real de operação, refletindo numa melhoria contínua das competências e da capacidade de resposta dos profissionais de ambas as Regiões.
O acordo marca um passo decisivo na consolidação da capacidade de resposta conjunta em emergências e cumpre os desígnios da RAM no âmbito da cooperação atlântica e da integração da Macaronésia, servindo de base para projetos específicos de acesso a fundos comunitários.

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