Durante o ano de 2025, o Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM (SRPC, IP-RAM), dinamizou oito cursos dirigidos aos trabalhadores dos Serviços Municipais de Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira (RAM), e que envolveram Dirigentes e Técnicos dos diferentes Municípios.
As 350 horas de formação cobriram as principais áreas estratégicas da proteção civil, nomeadamente no que respeita ao planeamento de emergência, análise de riscos e gestão de emergências, incluindo ainda as comunicações, a logística e a segurança contra incêndio em edifícios, bem como a sensibilização e informação pública.
- No âmbito do planeamento e preparação foram promovidos cursos de Planeamento de Emergência e de Planeamento de Exercícios que tiveram como objetivo preparar os técnicos para a dinamização e operacionalização dos planos municipais de emergência e proteção civil, com destaque para a organização de exercícios e avaliação de processos.
- Na área da análise e prevenção, a formação específica centrou-se na capacitação do patamar municipal para analisar riscos e vulnerabilidades, com ênfase na identificação, avaliação e representação geográfica dos riscos.
- Relativamente à vertente da sustentação da resposta, estes profissionais foram qualificados em Gestão da Emergência, Comunicações em Proteção Civil e Logística nas Operações de Socorro, cujas competências terão reflexo na eficiência das operações de proteção e socorro.
- Tendo por base o papel preponderante dos Municípios na Segurança Contra Incêndio em Edifícios esta foi uma temática igualmente abordada neste percurso pedagógico diferenciado.
- Destaca-se ainda a forte aposta na Sensibilização e Informação Pública e a interação com os Media, que constitui uma oportunidade única para criar mecanismos e soluções para reforçar a cultura de segurança na adoção de comportamentos de prevenção e autoproteção na população.
Estas iniciativas inserem-se na estratégia do SRPC, IP-RAM, de capacitação contínua dos recursos humanos nos diferentes níveis de atuação da proteção civil, e que reconhece o papel fundamental das estruturas municipais na prevenção de riscos, na preparação para emergências e na proximidade com a população.
O Centro de Formação e Treino do SRPC, IP-RAM continuará a investir na oferta formativa especializada para os Serviços Municipais de Proteção Civil, de forma a reforçar competências técnicas, operacionais e de comunicação destes profissionais que são elementos cruciais no Sistema de Emergência e Proteção Civil.














