Como ponto de situação da atividade operacional decorrente das condições meteorológicas adversas em vigor, foram registadas, com empenhamento de meios dos corpos de Bombeiros, no período das 15h00 do dia 01/03/2018 às 10h00 do dia 02/03/2018, 24 ocorrências entre quedas de árvores, pequenos movimentos de massas para a via pública e limpeza de vias. Durante este período, não há a registar danos humanos ou materiais.

Dos Avisos Meteorológicos emitidos pelo IPMA, é de destacar o aviso Laranja para o Vento nas Regiões Montanhosas, mantendo-se em vigor avisos Amarelo para Precipitação, Vento e Agitação Marítima. O SRPC reforça a necessidade de adotar comportamentos de segurança face às condições meteorológicas em vigor.

Assim recomenda-se que:

Evitem, com estas condições, os percursos auto e apeados, sobretudo nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras durante o período em que vigora os avisos;

Tenham especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores e outros detritos para a faixa de rodagem;

Atendendo à forte ondulação, é de evitar circular nas zonas costeiras (falésias, escarpas, vias marginais, passeios marítimos, praias).

Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, informa ainda que no site do SRPC, IP RAM – www.procivmadeira.pt e na APP Prociv Madeira – mantém-se permanentemente atualizada, em articulação com o IPMA, a informação relativa à evolução da situação meteorológica, bem como o estado das estradas.