O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM adquiriu 15 Emergency Plugs para distribuir a todos os Corpos de Bombeiros da RAM num investimento de 15 mil euros. Os veículos das Equipas Médicas de Intervenção Rápida também passam a ter esta ferramenta essencial.
Esta medida tem por finalidade reforçar a capacidade de resposta do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro em ocorrências que envolvam veículos elétricos ou híbridos, ampliando a existência destes equipamentos de forma transversal em todo território regional, nas ilhas da Madeira e do Porto Santo.
Trata-se de um dispositivo de segurança que imobiliza o veículo, evitando que o mesmo se movimente ou volte a ligar enquanto decorrem as manobras de intervenção das equipas de socorro, conferindo a necessária segurança durante a intervenção.
Com o intuito de preparar os bombeiros para as emergências com os Emergency Plugs, o Serviço Regional de Proteção Civil organizou um treino operacional nos dias 17 e 18 de novembro, que teve o apoio da Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal.
O objetivo desta ação teórico-prática passou por garantir que os bombeiros dominassem a utilização do equipamento de forma segura, eficaz e padronizada, assegurando a neutralização de riscos elétricos e a proteção de todos os intervenientes.
Programa de Treino garante capacitação dos operacionais
Durante a semana transata foram realizadas ações de treino operacional em cada quartel para capacitar os operacionais para o pleno manuseamento dos Emergency Plugs.
O programa formativo abrangeu, além da introdução ao equipamento, os aspetos relacionados com a finalidade de neutralização do sistema elétrico destes veículos específicos e a compatibilidade com diferentes tipos de coletores e incidiu sobre as instruções da sua utilização em acidentes, incêndios ou outras intervenções, tendo por base as limitações, cuidados de segurança e boas práticas no seu uso.
A iniciativa culminou num exercício prático de aplicação do Emergency Plug numa simulação com um veículo elétrico, que permitiu testar a ativação do dispositivo, verificação dos sinais de segurança e avaliação da sequência operacional.
A formação foi ministrada por uma equipa de formadores da Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal.


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um agravamento do estado de tempo no Arquipélago da Madeira até à tarde de dia 15, Sábado, em especial na costa sul e zonas montanhosas, devido aos impactos da depressão Cláudia.
Assim, prevê-se:
Em função das condições meteorológicas previstas é expectável:
O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, e nas áreas mais expostas e vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações, nomeadamente:
FOR ENGLISH VERSION PLEASE CLICK ON THE IMAGE BELLOW






No dia 24 de outubro de 2025, o Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM (SRPC, IP-RAM) e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) assinaram um Protocolo de Cooperação Técnica na ilha Terceira (Açores).
O objetivo desta renovada parceria é reforçar a colaboração e criar sinergias, para materializar o quadro de cooperação existente entre ambos os Governos Regionais, através das respetivas Secretarias Regionais com a tutela da Proteção Civil.
O documento enquadra, numa relação direta entre as autoridades regionais de emergência e proteção civil homologas, as pontes de nível operacional, inter-regionais, e vem robustecer a cooperação nas áreas da formação, treino, planeamento, inovação tecnológica e partilha de boas práticas em toda a linha da gestão de emergências.
Na prática, permitirá ampliar a troca de experiências e de conhecimento técnico-científico, o intercâmbio de técnicos, especialistas e operacionais, a assistência mútua e a implementação de programas conjuntos de capacitação dos agentes de proteção civil entre Regiões Autónomas.
Na prática, permitirá ampliar as oportunidades de formação dos operacionais, dinamizar treinos e exercícios integrados, promover a troca regular de peritos, técnicos e especialistas, incentivar o desenvolvimento de iniciativas de capacitação em contexto real de operação, refletindo numa melhoria contínua das competências e da capacidade de resposta dos profissionais de ambas as Regiões.
O acordo marca um passo decisivo na consolidação da capacidade de resposta conjunta em emergências e cumpre os desígnios da RAM no âmbito da cooperação atlântica e da integração da Macaronésia, servindo de base para projetos específicos de acesso a fundos comunitários.


José dos Milagres de Sousa, de 96 anos, concluiu o Curso de Suporte Básico de Vida (SBV), com sucesso, revelando-se um exemplo para a comunidade que queremos cada vez mais resiliente e preparada para intervir em emergências.
Este momento inspirador, valida uma estratégia pensada para robustecer a cadeia de sobrevivência, onde os primeiros minutos contam para salvar uma vida.
José dos Milagres de Sousa deixou o seu testemunho sobre a experiência e as mais-valias da sua participação numa formação que demonstrou estar ao alcance de todos, basta querer. Para além do conhecimento adquirido, o próprio destaca o relacionamento e interação com os colegas e formadores, referindo que acabam todos “por ser uma família com o mesmo objetivo”, e que pode fazer a diferença na vida de alguém que precise de ajuda, na rua, no trabalho ou em casa.
Recorde-se que a Estratégia “Todos sabem reanimar!”, é uma iniciativa conjunta do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM e do SESARAM, EPERAM, que assinaram no passado mês de agosto um protocolo que visa disponibilizar à comunidade uma oportunidade de adquirir a habilidade de lidar corretamente com uma situação crítica de emergência médica, ou seja, cidadãos capazes de, nos primeiros minutos, desenvolver manobras de reanimação através de gestos simples e eficazes.
É constituído por 3 programas, com sessões diárias gratuitas e certificadas, designadamente:
1) População em geral; 2) Comunidade escolar; 3) Serviços Públicos
Estas formações são ministradas por profissionais de saúde, especializados em emergência médica e formadores certificados pelo SRPC, IP-RAM.
O curso, de 4 horas, é gratuito e de acesso livre.
Saibam mais e inscrevam-se: https://forms.office.com/e/MLZH69jRep
| Telefone (geral) | Endereço | ||
|---|---|---|---|
| 291 700 110 291 700 116 |
srpc@madeira.gov.pt gabinete.srs@madeira.gov.pt |
Caminho do Pináculo, 14 9060-236 Funchal |
A chamada é gratuita.
2025 Copyright © Protecção Civil
Developed by Navega Bem - Web Design
