O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM em parceria com a Frente Mar Funchal, promoveu, nos dias 30 e 31 de agosto, ações de Mass Training em Suporte Básico de Vida, nos Complexos Balneares do Lido e da Ponta Gorda.
Esta iniciativa, que alcançou nas diversas sessões cerca de 500 pessoas, proporcionou a quem aceitou o desafio de praticar gestos que salvam vidas, uma oportunidade de aprender a reanimar, reforçando assim a preparação da nossa população perante uma emergência médica, em especial em casos de paragem cardiorrespiratória.
Cada ação iniciou-se com uma breve explicação técnica por profissionais de saúde do Serviço de Emergência Médica Regional (SEMER), seguindo-se a componente prática, onde os participantes treinaram compressões torácicas com feedback da sua eficácia. A jornada foi dinamizada por uma equipa de diferentes Agentes de Proteção Civil, nomeadamente, da Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal, do Corpo de Bombeiros Voluntários Madeirenses, da delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa, do SANAS com a colaboração dos nadadores-salvadores, que evidenciaram a importância da cadeia de sobrevivência.
O Serviço Regional de Proteção Civil e o SESARAM iniciam já na próxima semana as formações de Suporte Básico de Vida dirigidas à população no âmbito do programa “Todos sabem reanimar”, fruto de um protocolo recentemente assinado entre as Instituições na Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil. Se ainda não formalizou a sua inscrição, aceda ao nosso formulário em: https://forms.office.com/e/MLZH69jRep
Estão abertas à população as inscrições para o Curso de Suporte Básico de Vida, que tem como objetivo preparar o cidadão para atuar em situações de emergência, nomeadamente perante uma paragem cardiorrespiratória, com competências essenciais que podem marcar a diferença nos minutos críticos que antecedem a chegada dos meios de socorro.
Este é o primeiro programa que resulta do protocolo recentemente assinado na Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, que junta o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC), e o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM), na importante missão de criar na comunidade uma capacidade e uma resiliência ímpar para lidar com emergências médicas.
O curso é gratuito, terá a duração de quatro horas e é dirigido ao público em geral. As sessões serão ministradas por enfermeiros com formação especializada em emergência médica e formadores do Serviço de Emergência Médica Regional (SEMER) devidamente certificados pelo SRPC, IP-RAM.
A participação no curso requer boas condições físicas e psíquicas, bem como a ausência de antecedentes cardíacos, neurológicos ou outras condições que possam comprometer a integridade do participante durante a formação.
“O objetivo desta iniciativa é capacitarmos a população para atuar em situações de emergência médica, porque os gestos mais simples também salvam vidas. Nesse sentido, foram asseguradas as condições pedagógicas, operacionais e logísticas para materializar um plano de formação e sensibilização em Suporte Básico de Vida (SBV) destinado a diferentes públicos-alvo da Região Autónoma da Madeira”, esclarece a secretária regional de Saúde e Proteção Civil, Micaela Fonseca de Freitas.
Para mais informações e inscrição, consulte: https://forms.office.com/e/MLZH69jRep
Telefone (geral) | Endereço | ||
---|---|---|---|
291 700 110 291 700 116 |
srpc@madeira.gov.pt gabinete.srs@madeira.gov.pt |
Caminho do Pináculo, 14 9060-236 Funchal |
A chamada é gratuita.
2025 Copyright © Protecção Civil
Developed by Navega Bem - Web Design